Gaudium news > Jubileu Extraordinário: ocasião para difundir o Evangelho da Misericórdia na América Latina

Jubileu Extraordinário: ocasião para difundir o Evangelho da Misericórdia na América Latina

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 13-11-2015, Gaudium Press) Durante a recente visita da presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ao Vaticano -ocorrida na última semana do mês de outubro- foram apresentadas as iniciativas que ocorrerão em Bogotá -sede do organismo eclesial da América Latina- para 2016 por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco, iniciará oficialmente no próximo dia 08 de dezembro na Solenidade da Imaculada Conceição.

Jubileu Extraordinário ocasião para difundir o Evangelho da Misericórdia na América Latina.jpg

Segundo informou o Noticelam, sistema informativo do organismo eclesial, o Jubileu envolverá “a toda a Igreja” latino-americana, e evocará novamente ao “Continente da Esperança”, como o chamou São João Paulo II:

“Só o anúncio nos faz pensar no passado e no presente do Continente da Esperança como o chamou São João Paulo II, este continente no qual habitam um número significativo dos católicos da Igreja, é um continente que mostra já seus frutos em sua ladainha de Santos, e de mártires, na perseverança de Fé de suas comunidades, nos testemunhos vivos de serviço a Jesus Cristo e seu Evangelho, em seu itinerário evangelizador que tem implicado Cruz e Sacrifício para tantos missionários e a entrega generosa da vida para outros tantos e finalmente no caminho que os povos tem feito para superar os períodos de graves crises sobretudo em suas democracias”.

Entre as atividades para o jubileu, a presidência do CELAM apresentou a preparação do Projeto “Jubileu Extraordinário da Misericórdia no Continente Americano”, que se realizará a maneira de Congresso entre os dias 27 a 30 de agosto de 2016 em Bogotá.

No comunicado de imprensa também se recorda que a função principal do CELAM é ser organismo de comunhão; “uma comunhão que é ponte, ponte entre as diversas igrejas regionais do mundo e com a Igreja de Roma que com o Papa Francisco preside na caridade”.

O organismo eclesial latino-americano também apresentou diante dos dicastérios vaticanos o novo Plano Global do CELAM para o período 2015-2019, o qual busca ser uma ferramenta para a difusão do Evangelho da Misericórdia.

Seu objetivo geral “está encaminhado a fortalecer a dimensão missionária da Igreja, para expressar a misericórdia divina especialmente com os pobres e abandonados. Isto exige, naturalmente, uma autêntica conversão pastoral no diálogo com o mundo, anunciando com alegria a Jesus Cristo”, se sublinha em nota à imprensa.

A visita da presidência do CELAM ao Vaticano começou no dia 28 de outubro. Os membros da direção do organismo eclesial que viajaram a Roma foram o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá, Presidente; Dom Carlos Collazzi, Bispo de Mercedes, Uruguai, Primeiro Vice-presidente; o Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuan, Bispo de David, Panamá, Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos; Dom Juan Espinoza Jiménez, Bispo Auxiliar de Morelia, México, Secretário Geral; e o Padre Leonidas Ortiz, da Diocese de Garzón, Colômbia, Secretário Adjunto. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas