Gaudium news > Histórica procissão da Santa Face retorna à Basílica de São Pedro

Histórica procissão da Santa Face retorna à Basílica de São Pedro

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20-01-2016, Gaudium Press) A histórica procissão do “Volto Santo” (A Santa Face), instituída pelo Papa Inocêncio III em 1208, foi recuperada no dia 16 de janeiro, quando uma centena de pessoas entrou na Basílica de São Pedro através da Porta Santa da Misericórdia, portando uma réplica do histórico Véu de Manoppello, a tela considerada uma relíquia da Paixão de Jesus Cristo na qual está impresso o que seria o rosto do Salvador.

A relíquia da Santa Face foi conservada na Basílica de São Pedro desde o ano de 705 até o século XVI, quando a cidade de Roma foi atacada pelo imperador Carlos V. Segundo o autor Paul Badde, a relíquia passou por muitas mãos e terminou praticamente esquecida no pequeno povoado de Manoppello. As investigações recentes sobre a imagem e a divulgação realizada por Badde contribuiu para recuperar a devoção à relíquia, praticada também pelo hoje Papa emérito Bento XVI.

Histórica procissão da Santa Face retorna à Basílica de São Pedro.jpg

“A adoração da Santa Face começou aqui há 800 anos e agora está retornando ao seu lar em São Pedro, onde deveria estar”, comentou o autor ao jornalista Edward Pentin, da National Catholic Register. “É uma passagem histórica”, qualificou Badde.

A réplica da Santa Face foi levada, depois de sua visita à Basílica de São Pedro, ao templo do Santo Espírito em Sassia, onde se levou a cabo uma exposição e veneração, que antecedeu a uma Missa presidida pelo Arcebispo Dom Georg Ganswein, Prefeito da Casa Pontifícia.

Dom Ganswein relacionou esta devoção com o Jubileu da Misericórdia, já que “Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia de Deus”, citando ao Papa Francisco. Também acrescentou que o rosto de Cristo resume toda a Fé da Igreja. “A Misericórdia se tornou viva e visível em Jesus de Nazaré, chegando ao cume nEle”, indicou. “O rosto de Cristo é o primeiro, mais nobre e mais apreciado tesouro de toda a Cristandade, inclusive mais: de toda a terra. Omnis Terra!”.

Segundo Badde, a procissão teve que ser realizada com uma réplica devido a valorização da relíquia por parte da povoação de Manoppello e seu temor de que a Santa Sé decida conservá-la. De fato, quando Bento XVI visitou o Santuário de Manoppello em 2006 se difundiu um rumor sobre a possibilidade de que o Pontífice tivesse ido recolher o objeto sagrado. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas