Porto Rico lança campanha de restauração da segunda Catedral mais antiga da América

 

Porto Rico - San Juan (Sexta-feira, 13-04-2018, Gaudium Press) A Catedral de São João Batista em San Juan, Porto Rico, a segunda mais antiga da América, lançou uma campanha para financiar sua restauração por ocasião dos próximos 500 anos de existência, que se celebrarão em 2021. A campanha leva por título "Construindo Tijolos de Nossa Fé".

Porto Rico lança campanha de restauração da segunda Catedral mais antiga da América.jpg

Segundo indicou o Secretário da Catedral, José Alfredo Lara Fontánez, em diálogo com a ACI, os trabalhos de restauração da Catedral iniciaram em 2016 e concluirão em 2021 para o quinto centenário do templo. No entanto, os Furacões Irma e Maria que atingiram a ilha em 2017 causaram danos ao templo que devem ser reparados também, segundo indicou Lara. Os desastres naturais "trouxeram sérios problemas de filtração de água no teto da Catedral, afetaram a arte na abóboda e nas paredes".

"Os ventos destruíram um vitral lateral sobre uma das capelas da Catedral", acrescentou. "Estes vitrais são históricos e custam muito dinheiro para substituí-los, pois trata-se de restaurar o que estava ali tal e qual estava". A campanha espera arrecadar um total de 910 mil dólares para financiar as diferentes atividades de restauração.

Segundo expõem a Catedral na apresentação oficial das obras, ainda estão pendentes as etapas de restauração de janelas, a remoção de Pedro e Paulo, a restauração interior do campanário e a pintura do lado Norte Superior e a reparação do teto. Esta última é a parte mais custosa das atividades restantes, calculada em aproximadamente 350 mil dólares.

A Catedral Metropolitana de San Juan Batista foi declarada Basílica Menor em 1978 pelo Papa Beato Paulo VI e ainda alberga os restos do conquistador Juan Ponce de León. Por sua grande importância histórica, foi incluída na lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. (EPC)