Apresentado novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

 

Aparecida - São Paulo (Segunda-feira, 16-04-2018, Gaudium Press) A 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, foi oportunidade para a apresentação do novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Apresentado novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.jpg

Intitulado "Fé Cristã e Laicidade", o subsídio pretende oferecer uma reflexão aprofundada sobre a laicidade diante da fé cristã e esclarece sua diferença em relação ao "laicismo".

De acordo com o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini, "essa reflexão quer suscitar o interesse por esta realidade que vai se tornando conflitiva cada dia mais, além de traçar um itinerário de reflexão pontuado em aspectos importantes e pressupostos para a profundar a questão e saber lidar com ela no empenho pastoral da Igreja".

O prelado lembrou ainda que a perda do sentido da transcendência e a progressiva subjetivação da fé, com a tentação de um forte relativismo ético, forma um quadro no qual a religião acaba não se referindo mais à teologia, mas à antropologia. "Desde que o homem se faz Deus para si mesmo já não cabe falar de amor do homem a Deus".

Dividido em sete capítulos que esclarecem as diferenças conceituais entre "secularidade e secularismo" e "laicidade e laicismo", o subsídio aborda o percurso histórico dessas realidades, assim como aspectos jurídicos, referenciais bíblicos e princípios da Doutrina Social da Igreja, além de indicações de como a Igreja deve se relacionar com o Estado laico.

Na visão de Dom Pedro, o documento "trata-se um trabalho de assessoria". "A CNBB tem várias comissões que assessoram os bispos. Portanto, esse é um subsídio oferecido ao episcopado como uma reflexão para ajudar no encaminhamento da pastoral em um âmbito geral", analisou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB