Espiritualidade

Artigo: A Sagrada Família

A santidade, a nobreza e a hierarquia na Sagrada Família.

Artigo: A Virgem Maria foi destinada para dar ao Senhor uma digna morada

"Oh Jesus que vives em Maria, venha e viva em vossos servos, no espirito de vossa santidade, diz a conhecida Oração a Jesus em Maria".

Artigo: Alegra-te Maria!

Um hino do século VII, feito em louvor da Mãe de Deus poderia servir de comentário para alguns trechos do Santo Evangelho que a Sagrada Liturgia nos recomenda nesses dias que antecedem o Natal do Senhor:

Artigo: O verdadeiro significado do Natal

Difícil é, num mundo marcado pelo laicismo, ter bem presentes o autêntico significado do Santo Natal e o benefício incomensurável que representou para os homens a Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Artigo: A primeira Árvore de Natal

Quem, em sua infância não se alegrou  montando uma árvore de Natal em casa? Contudo, muitos ainda se perguntarão: quem teve a ideia de decorar a primeira árvore na véspera de Natal? 

Artigo: Existiu Papai Noel?

Existiu Papai Noel? Mais cedo ou mais tarde, toda criança faz esta pergunta. E os pais podem responde facilmente a seus filhos contando-lhes a bela história da vida de São Nicolau.

Artigo: Belém, berço da Eucaristia

Belém é um nome altamente simbólico: em árabe significa "casa da carne" e em hebraico "casa do pão". Lá nasceu o Rei David, ungido pelo profeta Samuel para ser cabeça da dinastia, da qual nasceria o Messias.

Artigo: Coroa do Advento

Ela é tão simples quanto bonita: um círculo feito de ramos verdes, geralmente de ciprestes ou cedros. Nele coloca-se uma fita vermelha longa. Quatro velas de cores variadas completam uma bela guirlanda.

Artigo: Igreja, Corpo Místico de Cristo, Esposa Mística de Cristo

“A verdadeira força da Igreja está em ser o Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo” diz Plinio Corrêa de Oliveira (2002a: 147) no seu famoso ensaio 'Revolução e Contra-Revolução' ”.

Artigo: A abertura do ser humano para o transcendente

“A existência humana está vinculada a uma abertura ao infinito. A experiência mística é universal: em todos os tempos e lugares, sempre houve, há e haverá místicos, pois operar misticamente é uma necessidade ineludível do ser humano”.