Novo livro do Papa traz 15 catequeses sobre a Missa

 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-03-2019, Gaudium Press) Acaba de ser publicado um novo livro que reúne catequeses do Papa Francisco realizadas nas Audiências Públicas das Quartas-feiras e dedicadas ao tema da missa.

Novo livro do Papa traz 15 catequeses sobre a Missa2.jpeg

A obra resultante da compilação destas catequeses recebeu o título de "Eucaristia. Coração da Igreja" e foi uma realização das Edições Paulinas, de Milão, na Itália.

Sinais do Amor de Deus

"Os Sacramentos e a celebração eucarística, em modo especial, são os sinais do amor de Deus, os caminhos privilegiados para nos encontrar com Ele" é uma frase de Francisco que se destaca no livro recém editado.

O novo livro é uma compilação que reúne um total 15 catequeses do Pontífice e procura ser um manual para compreender e aprofundar o significado teológico da celebração eucarística.

Nas Audiências Gerais das Quartas-feiras realizadas entre os dias 8 de novembro de 2017 e 4 de abril de 2018, no Vaticano o Papa Francisco proferiu um ciclo de catequeses dedicadas à missa, em especial, às várias partes da liturgia eucarística que começa com o sinal da cruz -para ensinar bem às crianças desde pequenas- convergindo para a vida de todos os dias.

São mais de cem páginas para as quais foram anexados comentários pontuais do Padre Luigi Maria Epicoco, da arquidiocese de Aquila, na Itália.

O mistério cristão

Para Luigi Maria Epicoco, que é um sacerdote escritor de livros e artigos científicos de caráter filosófico e teológico, "O presente que o Papa nos dá com essas páginas é aquele de ver contado o mistério cristão com palavras normais. É o eco da lógica da encarnação.

Desde quando Jesus entrou na história, nascendo da Virgem Maria, assumiu um corpo real, um rosto real, uma história concreta.
E é realmente através disso que aconteceu com a encarnação que Jesus nos faz enfrentar a lógica escandalosa da normalidade".

Padre Luigi ressalta que no livro "Eucaristia. Coração da Igreja", -uma compilação das catequeses sobre a missa realizadas pelo Pontífice-, nos oferece três palavras-chave: o silêncio, o tempo e a vida florida.

Comenta o Padre Luigi: Francisco, através do seu modo "normal" de nos falar sobre os mistérios de Cristo, nos ajuda a tocar o próprio coração com o mistério de Deus.

Para o Pontífice, -acrescenta ainda em seus comentários o sacerdote italiano da Arquidiocese de Aquilla-, "A ‘normalidade' não é banalidade, ao contrário, é proximidade daquilo que somos, para aquilo que desejamos, para aquilo que compreendemos". (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)