Como posso homenagear Nossa Senhora no mês de Maria?

 

Redação (Segunda-feira, 06-05-2019, Gaudium PressPara ajudar-nos a louvar devidamente a Mãe do Céu, no mês especialmente consagrado a Ela, Dr Plíno Corrêa de Oliveira nos sugere  uma oração, diversas reflexões e uma conveniente atitude de alma:

 

Segundo a bela tradição católica, o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora, e nada de mais próprio do que seus filhos e devotos festejarem-Na.

Como posso homenagear Nossa Senhora no mês de Maria foto Gaudium Press.jpg

É a ocasião de Lhe tributarem, de modo especial, toda a veneração, amor e carinho que lhes inunda o coração.

Como fazer isso?

É também a época de se solidarizarem de maneira mais profunda com Ela em suas apreensões de Mãe pela salvação das almas e pelo bem da Santa Igreja.

Como posso fazer isso?

Provas de nosso amor

Ela é razão constante de nossa alegria!

Para Lhe render essa homenagem, devemos começar por dizer a Nossa Senhora que reconhecemos ser Ela uma razão constante de alegria para os católicos, em todas as circunstâncias.

Maria Santíssima é de tal maneira a Causa nostrae laetitiae - "causa de nossa alegria", como A invoca a Ladainha Lauretana -, que o foi até mesmo na mais triste das situações, ou seja, quando seu Divino Filho padeceu e morreu pela redenção do gênero humano.

Durante a Paixão, a presença d'Ela era um elemento de alegria e de satisfação para nós.

Evitar suas tristezas...

Devemos compreender, além disso, que o nosso preito filial não pode consistir meramente em comemorar as alegrias que Nossa Senhora nos dá, mas tem de comportar igualmente a consideração do que Ela sente ao ver as almas em perigo, ao ver a imensidão dos pecados que se alastram sobre a face da terra, ao ver filhos que Ela tanto ama, extraviados nos caminhos da perdição.

Daí a nossa repulsa vigorosa ao mal que A entristece, e o nosso desejo de repará-La, e a seu adorável Filho, ser o termômetro de nossa entranhada veneração a Ela.

Pedir as graças que os outros recusam

Se, porventura, tomamos consciência de que esse nosso amor mariano é débil e fraco, devemos fazer um pedido a Nossa Senhora.

Por sua onipotente intercessão, a Santíssima Virgem faz chover de modo contínuo sobre o mundo graças de devoção e de fidelidade a Ela, assim como graças de repúdio ao mal e às tentações do demônio. E, infelizmente, essas graças não são recolhidas nem correspondidas da maneira tão ampla como deveriam ser. Muitas delas caem em chão arenoso ou em pedras onde não desabrocham.

Como posso homenagear Nossa Senhora no mês de Maria-foto gaudium Press.jpg

Como rezar a Nossa Senhora? O que rezar?

Devemos, então, ser sensíveis a essa prodigalidade de dons celestiais, não permitir que se desperdicem, e dirigir a Nossa Senhora esta súplica:

"Ó minha Mãe, por vossa insondável misericórdia, concedei-me as graças que os outros não aproveitam. Enchei minha alma com as dádivas divinas que reservastes para terceiros e que foram recusadas. Desse modo, correspondendo eu, amparado por vosso maternal auxílio, poderei reparar em algo a tristeza que representa para Vós a visão dessa caudal de graças sem aproveitamento. E que assim, ao menos neste vosso mísero escravo, resplandeça o dom feito aos homens. Amém."

É uma prece para todo o mês de Maio!

É uma prece a ser feita em todos os dias do mês de maio, por aqueles que se sentirem movidos interiormente a isto. Por exemplo, ao recebermos a Sagrada Eucaristia, expressemos a Nosso Senhor, por meio de Sua Mãe Santíssima, o nosso desejo de que essas graças se recolham em nossa alma, que sejamos tochas ardentes de amor a Eles, e o receptáculo de todo o espírito de incompatibilidade com o pecado e o mal, que devem caracterizar o verdadeiro católico. (JSG - adaptado)