Quem dirigirá a CNBB pelos próximos quatro anos?

 

São Paulo - Aparecida (Terça-feira, 07-05-2019, Gaudium Press) Dom Walmor de Oliveira Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), foi eleito o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Eleito com a maioria absoluta de votos do total de 301 Bispos votantes, o novo presidente do episcopado brasileiro, seguirá no cargo pelo próximo quadriênio, que vai de 2019 a 2023.

Quem dirigira? a CNBB pelos pro?ximos quatro anos.jpg

Seguindo as normas do Estatuto da CNBB, o até então presidente Cardeal Sergio da Rocha perguntou a Dom Walmor se ele aceitava o cargo de presidente. Ao que o prelado respondeu: "Aceito com humildade, aceito com temor e aceito à luz da Fé".

Em suas primeiras palavras, dirigidas à plenária da 57ª Assembleia Geral da CNBB, Dom Walmor afirmou que "só à luz da Fé será possível recuperar a força da colegialidade da Igreja no Brasil a partir de uma escuta muito profunda dos irmãos e do povo de Deus". O prelado também fez seu pedido a Deus para que não lhe falte sabedoria para assumir este serviço.

Dom Walmor de Oliveira Azevedo é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo auxiliar de Salvador (BA). Seis anos depois, em 2004, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte.

Em fevereiro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para as Igrejas Orientais. Desde 2010, o prelado é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito. Desde 2009, Dom Walmor é membro da Congregação para a Doutrina da Fé. Na CNBB, o Arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011.

Além do cargo de presidente da CNBB, também foram eleitos Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS), como primeiro vice-presidente da instituição, e Dom Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima como segundo vice-presidente

A cerimônia de posse da nova presidência da CNBB ocorrerá na manhã da próxima sexta-feira, 10 de maio. (EPC)