Bispos do Chile realizam Congresso Nacional de Missionologia

 

Santiago do Chile - Chile (Quarta-feira, 07-08-2019, Gaudium Press) O I Congresso Nacional de Missionologia do Chile, que foi iniciado em 06/08, continua até a quinta-feira, dia 08 de agosto.

Bispos do Chile realizam Congresso Nacional de Missionologia-Foto Seminário.jpg

O Congresso está sendo realizado no Seminário San Rafael, em Los Vásquez, região de Valparaíso.

Trata-se de um evento de preparação em âmbito eclesiástico nacional para o Mês Missionário Extraordinário que foi convocado para o próximo mês de outubro.

Objetivo, segundo a CECh

Numa nota distribuída à imprensa pela Conferência Episcopal Chilena (Cech), os bispos reconhecem que o compromisso missionário encontra-se hoje diante de desafios particulares.

Para a Conferência Episcopal, este Congresso deve constituir-se num espaço que ajude as comunidades a sair e a ir ao encontro dos desejos e das necessidades dos outros em seu serviço missionário.

O Evento Ecleiástico pretende oferecer instrumentos que permitam refletir e olhar para a realidade nacional segundo uma perspectiva missionária que ajude a responder aos desafios missionários que surgem constantemente.

Segundo os bispos, partindo do apelo à renovação pastoral e missionária contido no Documento de Aparecida e intensificado em nosso país pela crise que estamos vivendo hoje como Igreja:

"Por isso, dizem os prelados, discernir esses desafios numa renovada abordagem missionária é uma tarefa cada vez mais urgente e necessária".

Animação missionária da pastoral para todos

O Congresso Nacional de Missionologia do Chile tornou-se numa ocasião mais oportuna para a apresentação do texto-guia:

"A animação missionária da pastoral. Documento de trabalho" (2019), recentemente publicado pela Comissão nacional, "que constitui um marco na reflexão e na orientação da pastoral missionária no Chile, sendo o primeiro documento sobre o tema publicado pela Conferência Episcopal Chilena em sua história eclesial".

Os leigos, os membros de comunidades eclesiais com carisma missionário, consagrados e consagradas, sacerdotes, diretores diocesanos das missões e os membros da Comissão das Missões (CEMIS) são particularmente convidados a esse Congresso, que se propõe a discutir os desafios missionários no Chile num contexto de transformação. (JSG)