Dois dos 50 presépios que participam do Christmas Festival são atacados por vândalos no Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) Apenas um dia depois do início do Christmas Festival - Circuito de Presépios, a maior exposição de presépios a céu aberto do mundo, no domingo, dia 29, um dos 50 presépios espalhados pela cidade foi roubado na Enseada de Botafogo, próximo ao Morro da Viúva, na Zona Sul do Rio.

As figuras do presépio "Jesus Nasceu no Rio", da artista plástica Isabela Francisco, foram levadas por vândalos na tarde da última segunda, dia 23. Segundo a artista plástica, restaram apenas os arames que sustentavam as estruturas feitas em alumínio, todas em tamanho natural, porque estavam fixadas em base de concreto.

Mesmo abalada, Isabela se comprometeu a confeccionar novas peças, que já foram reinstaladas, no último sábado, dia 28, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O mesmo local onde, há alguns anos, vândalos levaram uma das peças do presépio montado do lado de fora da Paróquia Nossa Senhora da Paz. Na ocasião, a escultura só foi devolvida após sucessivas súplicas do Pe. Jorge Luiz Neves Pereira da Silva, o Pe. Jorjão.

Segundo a organizadora do evento, Tânia Lemos Buslik, o presépio de Isabela Francisco não foi o único atacado por vândalos no Rio. A escultura "Presépio de Pipas", do artista plástico Romero Cavalcanti, instalado na Estação do Metrô do Largo da Carioca, no Centro do Rio, também foi alvo de vandalismo.

"O lema do evento é ‘A Arte da Paz'. Estamos fazendo uma ação em toda a cidade, levando a mensagem da paz para que estejamos aptos a sediar eventos internacionais, e o Festival de Presépios tem como objetivo ensinar o respeito ao trabalho do próximo. Não podemos ficar trocando as peças de local", lamentou Tânia.