Relíquias de Dom Bosco chegam a São Paulo no dia 2 de dezembro

 

São Paulo (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) No próximo dia 2 de dezembro, a urna com as relíquias de Dom Bosco vai chegar ao estado de São Paulo e percorrer algumas cidades do interior paulista até o dia 19, quando, então, deve seguir às províncias salesianas de Belo Horizonte, Campo Grande, Recife e Manaus. A urna fica no Brasil até o dia 28 de fevereiro de 2010, quando segue para Caracas, capital da Venezuela.

O trajeto das relíquias teve início em julho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015). A peregrinação será realizada por 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.

Antes de chegar ao Brasil, o relicário viajou por alguns países sul-americanos como o Chile, a Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai e por inspetorias salesianas da Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

A urna traz as datas relativas ao bicentenário gravadas, o escudo da congregação salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco tomou para si: "Da mihi animas, coetera tolle" (Dai-me almas, ficai com o resto). Os pilares da urna são adornados com ladrilhos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.

Segundo o idealizador da peregrinação e reitor-mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez Villanueva, a peregrinação é uma tentativa de levar Dom Bosco a todas as partes onde vigora a presença salesiana.

"Desejamos que a Família Salesiana inteira continue a evangelizar os jovens que o Senhor lhe confia, com esses mesmos sentimentos. Para isso, é preciso que ela reflita sobre a própria identidade. É fundamental, portanto, continuar a amar e aprofundar o conhecimento de Dom Bosco", afirmou o padre.

A programação completa da peregrinação das relíquias de Dom Bosco no Brasil está disponível no site www.dombosconobrasil.com.br

Dom Bosco

Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos "Becchi",no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.

Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e em 1869 fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é um santo considerado um patrimônio da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.