Arcebispo do Rio de Janeiro receberá título de “Cidadão Honorário”

 

Rio de Janeiro (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) Depois de o bispo auxiliar do Rio e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, receber a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, chegou a vez de o arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, também ser homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 10h, dom Orani receberá o título de "Cidadão Honorário", no Plenário da Câmara Municipal dos Vereadores.

"O arcebispo do Rio é alguém que vem de outro lugar e que tem por importante função entrar na vida do povo carioca para entender suas potencialidades e seus dramas e, a partir disso, ser mais uma voz que defende e trabalha em prol da vida deste mesmo povo. Por onde passou, Dom Orani deu esta demonstração de sensibilidade e abertura e, dessa forma, agirá também entre nós, não temos dúvida disso", justificou o vereador Reimont (PT/RJ) para a entrega da Comenda ao arcebispo do Rio.

Nascido em 23 de julho de 1950 na cidade de São José do Rio Pardo (SP), dom Orani cursou Teologia no Instituto Dom Bosco, em São Paulo (SP) e Filosofia em São João Del Rei (MG). Ingressou na Ordem Cisterciense, em 1968, e foi ordenado diácono em 1973. Em 2004, foi nomeado arcebispo de Belém (PA) e, em fevereiro deste ano, arcebispo do Rio no lugar do cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid. Dom Orani recebeu o título de "Cidadão Honorário" das cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, Tanabi, Mirassolândia e Bálsamo, todas em São Paulo.