No Rio Grande do Sul, diocese de Santa Maria elabora projeto da Pastoral da Comunicação

 

Santa Maria (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) Com o objetivo de apoiar os demais serviços de evangelização da Igreja, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, quer ser espelho e motivação para que os meios de comunicação social estejam integrados à Igreja, projetando a missão de Jesus Cristo no mundo. Conscientes da necessidade de se organizar e planejar ações comunicacionais que promovam a vida humana, a cidade gaúcha elaborou o Projeto da Pascom Diocesana.

O projeto traz como principal objetivo o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo através dos agentes da Comunicação nas comunidades, pastorais, tendo como recursos os meios de comunicação disponíveis na Igreja, de acordo com as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE), o Documento de Aparecida, da Pastoral da Comunicação Nacional e Diocesana.

E para tornar possível uma comunicação evangelizadora, a Pascom Diocesana de Santa Maria propõe-se a repensar as estruturas da ação evangelização "para um compromisso com uma comunicação que gere vida, justiça e promova todos os trabalhos que a diocese desenvolve em suas comunidades, pastorais, setores e movimentos", afirma a diocese.

Uma equipe diocesana da Pascom, composta pelo Pe. Silvio Weber, Elaine Godinho, Hermes Bertoldo, Andréia Silva, Pe. Ruben Dotto, André Sampaio, Iria Maria Balzan, Neura Mota Lemos e Pe. Alcenir Garlet desenvolverá o trabalho com autonomia para realizar ações necessárias, juntamente com a administração da diocese, inclusive revendo estruturas dos meios de comunicação, revendo programação das rádios e recursos humanos.

Além disso, terá a missão de gestar a Rádio Medianeira AM e FM, aliando visão comercial e pastoral; integrar os canais de comunicação da diocese; estreitar os laços com as dioceses vizinhas, promovendo assim a divulgação de eventos e projetos; participar efetivamente nos espaços da sociedade civil, dedicados aos Meios de Comunicação Sociais, bem como da Pastoral da Comunicação em nível regional; promover Mutirões Diocesanos de Comunicação e criar uma rede de comunicadores que tenham o compromisso de evangelizar as comunidades eclesiais.