Arquidiocese de Curitiba realiza missa pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

 

Curitiba (Terça, 01-12-2009, Gaudium Press) A Pastoral da AIDS da arquidiocese de Curitiba, para participar da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, nesta terça-feira (1º), promoverá hoje uma missa pelo na paróquia Nossa senhora da Luz dos Pinhais. Após a missa, será proferida uma palestra e exibido um vídeo sobre a importância da realização do teste preventivo.

Também dentro da programação das atividades desse dia, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde - Unidade CIC estará das 8h ás 18h, realizando testes de AIDS, a fim de detectar precocemente o vírus HIV. O resultado é apresentado em 20 minutos.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio das 22 Regionais da Saúde, está fornecendo aos municípios diversos materiais informativos, como cartazes e fôlderes com o tema "Viver com AIDS é possível, com o preconceito não", além de testes rápidos, para que possam realizar atividades de prevenção da doença e, principalmente, de acesso à informação.

A Pastoral da AIDS, que tem sede nacional em Porto Alegre/RS, é um serviço da Igreja que objetiva conter a epidemia da doença, seguindo valores evangélicos. Em Curitiba foi implantada em agosto de 2005, e envolve agentes voluntários que participam de reuniões periódicas para formação, planejamento de ações e trabalhos de assistência. A Pastoral também faz o acompanhamento de pessoas soropositivas na arquidiocese, trabalha com a sensibilização de jovens e realiza ações em conjunto com a Pastoral Carcerária.