Exposição sobre Sant’Ana é inaugurada no Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 11-06-2018, Gaudium Press) O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (MAAS), no Centro, traz novamente aos fiéis e apreciadores da Fé católica a exposição "Sant'Ana, Mãe e Mestra".

Exposição sobre Sant?Ana é inaugurada no Rio de Janeiro.jpg

A mostra, que está há mais de quatro décadas no corredor religioso, cultural e turístico da Cidade Maravilhosa, homenageia a avó de Jesus Cristo, que também é copadroeira da Arquidiocese.

Inaugurada no último dia 29 de maio pelo Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta, juntamente com o diretor artístico do museu, Monsenhor José Roberto Devellard, com o diretor administrativo, Cônego Cláudio dos Santos, e a museóloga Marly Assis, a exposição compõe o acervo do MAAS, que expressa a influência da Igreja Católica no processo de construção da identidade cultural da população brasileiro.

"É sempre uma alegria ver o crescimento e os passos que estão sendo dados entre fé e cultura. Nosso museu arquidiocesano vem realizando muitas exposições temáticas temporárias, que nos mostram diversos aspectos que se complementam dentro desse diálogo com a cultura", afirmou Dom Orani.

A arte sacra, prosseguiu o purpurado "fala por si mesma, mas também fala da fé e mostra o trabalho desenvolvido por muitos artistas que, através do seu ofício, não só representam, mas transmitem essa fé por meio da cultura".

"Por sua vez, a cultura também é promovida pela fé, e esse diálogo nos ajuda a sermos presença nesse mundo. Embora muitos não valorizem, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, com sua exposição permanente e as mostras temporárias, nos ajuda ainda mais nesse aprofundamento entre arte e religiosidade", completou.

Para o diretor artístico do museu, Monsenhor José Roberto Devellard, Sant'Ana ressalta a importância da transmissão da fé, da devoção e dos valores repassados pelos avós, e a mostra é dedicada a todas as avós e "Anas" que glorificam com seu nome a mãe da Virgem Maria.

"O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra procura sempre fazer exposições temáticas. Encerramos a mostra "Maria Entre Nós", que falava sobre Nossa Senhora, e ainda este ano teremos uma exposição sobre a inculturação através da arte. Sant'Ana, mãe e mestra, constitui uma devoção que no Brasil colônia foi trazida pelos padres jesuítas. Além disso, todo o Nordeste tem por Sant'Ana uma grande devoção, tanto que ela é chamada pelos nordestinos de ‘Senhora Sant'Ana', sendo, inclusive, padroeira de Caicó, município brasileiro pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte", explicou.

Já o diretor administrativo do museu, Cônego Cláudio dos Santos, lembrou que todas as ações promovidas pelo MAAS têm a finalidade de atingir os cristãos católicos e todos os cidadãos cariocas e turistas.

"‘Sant'Ana, Mãe e Mestra' visa, mais uma vez, dar continuidade a esse projeto de promoção e difusão cultural que a nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro quer fazer acontecer na vida de cada pessoa", disse.

Com esta exposição, continuou, "damos continuidade ao apelo que o Papa Francisco fez há alguns meses atrás com a Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exsultate' - sobre a chamada à santidade no mundo atual -, para que cada fiel cristão católico busque, através da sua vida, nos exemplos dos santos, esse chamado primeiro que Deus faz a todos nós batizados de sermos santos como Ele é Santo".

"A exposição em homenagem a Sant'Ana é uma oportunidade de reconhecermos cada vez mais essa grandeza de Deus, esse chamado de Deus em nossas vidas", concluiu o Cônego Cláudio.

Em cartaz até o final do mês de julho, a mostra "Sant'Ana, Mãe e Mestra" acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro