Vaticano define programa da viagem do Papa a Dublin e Knock, na Irlanda

 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-06-218, Gaudium Press) Para participar DO IX Encontro Mundial das Famílias que será realizado na Irlanda, o Papa Francisco estará em Dublin e Knock, durante os dias 25 e 26 de agosto próximo.

Vaticano define programa da viagem do Papa a Dublin e Knock, na Irlanda.jpg

O tema deste Encontro Mundial das Famílias, será ‘O Evangelho da família, alegria para o mundo'.

O Papa Francisco já participou de um outro Encontro Mundial das Famílias que foi realizado em 2015, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

A viagem à Irlanda será a 24ª viagem internacional do pontificado de Francisco e a primeira de um Papa a este país desde 1979, quando lá esteve João Paulo II.

O programa desta viagem internacional do Papa Francisco foi divulgado pelo Vaticano, na manhã de ontem.
De acordo com o release distribuído pela Sala Stampa, já no sábado, dia 25, Francisco participará da Festa das Famílias no Croke Park, em Dublin.

No dia seguinte, domingo, 26 de agosto, o Papa Francisco presidirá a missa de encerramento do encontro no Phoenix Park, também na capital irlandesa.

Pelas estatísticas, " o evento já conta com mais de 30 mil participantes inscritos oriundos de, pelo menos, 103 países "

Outros compromissos

Da agenda papal constam também outros compromissos do Pontífice, além da participação no IX Encontro Mundial das Famílias.

Haverá outros momentos com a participação efetiva do Pontífice. Entre eles está a recitação do Angelus na Basílica do Santuário mariano de Knock, em County Mayo, que fica a cerca de 200km da capital.

Em 1979, o Papa João Paulo II também visitou este Santuário e lá rezou.

No sábado, está previsto que Francisco fará uma visita a um centro de acolhimento para famílias sem-casa que é administrado pelos Frades Capuchinhos.

Antes dessa visita a acolhimento, o Papa terá uma audiências com o presidente irlandês, Michael Higgins, e com representantes das autoridades irlandesas, da sociedade civil e do corpo diplomático presente no país.

Em sua agenda consta ainda que o Papa, como é comum nas viagens internacionais do Pontífice, terá um encontro com os bispos do país, no Convento das Irmãs Dominicanas, em Dublin.

O encontro com o episcopado será logo após a missa de encerramento do IX Encontro Mundial das Famílias.

A viagem à Irlanda será a 24ª visita internacional do pontificado de Francisco e a primeira de um Papa a este país desde 1979, quando João Paulo II esteve lá.

O tema do IX Encontro Mundial das Famílias, programado de 22 a 26 de agosto de 2018, será ‘O Evangelho da família, alegria para o mundo'.

O Papa Francisco já participou de um outro Encontro Mundial das Famílias quando da edição de Filadélfia (EUA), em 2015. (JSG)