Manto da imagem do Círio de Nazaré 2018 será apresentado

 

Belém - Pará (Quarta-feira, 10-10-2018, Gaudium Press) Em ritmo cada vez mais acelerado, os preparativos para o Círio de Nazaré vão acontecendo. Faltando poucos dias para os tradicionais festejos, um dos momentos considerados mais esperados pelo público católico paraense é a apresentação do manto que adornará a imagem peregrina da Rainha da Amazônia durante todas as romarias oficiais. 

Manto da imagem do Círio de Nazaré 2018 será apresentado

Para este ano, a designer Celeste Heitmann e a estilista Kathia Novellino, à convite do casal coordenador da Diretoria do Círio, Cláudio e Lilian Acatauassú, ficaram responsáveis pelo desenho e a confecção da peça.

O manto começou a ser elaborado em março deste ano, e logo mais, poderá ser visto pelos fiéis, durante cerimônia de apresentação na Basílica Santuário, nesta quinta-feira, 11 de outubro, às 18h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

"Para mim, como devota de Nossa Senhora de Nazaré, sem dúvida foi uma graça alcançada, me sinto extremante abençoada em poder contribuir com o dom que Deus me deu para humildemente elaborar o manto da Mãe de Nazaré", declarou a designer Celeste Heitmann.

Acredita-se que o costume da confecção do manto seria antigo, uma vez que cartazes e representações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré evidenciam tal fato. Entre pessoas mais conhecidas pela produção das peças está irmã Alexandra, que pertencia à Congregação Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Até sua morte, em 1973, a religiosa confeccionava os mantos anualmente, com material doado por promesseiros.

Mais tarde, esta missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos. Desde então, católicos diversos e estilistas famosos já receberam a tarefa de produzir o manto usado pela imagem peregrina para as procissões do Círio. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do site www.ciriodenazare.com.br