Espiritualidade

Artigo: Como é o amor de Deus?

“De fato, Deus não possui propriamente amor; na verdade, como escreveu São João, 'Deus é amor'(1 Jo 4,6), pois o próprio ser de Deus é Amor”.

Artigo: A homilia

“(...)A homilia (..) é parte da própria liturgia e se reserva ao sacerdote ou diácono; nela se devem expor, ao longo do ano litúrgico, a partir do texto sagrado, os mistérios da fé e as normas da vida cristã”.

Artigo: A teia da vida

“Quantas e quantas vezes a vida não nos apresenta teias nas quais nos vemos presos? E se não tomarmos cuidado, corremos o risco de nos prender nelas de forma que já não saberemos mais sair”.

Artigo: As solenes pompas da natureza

“A alma humana é aquilo que admira. Será pela contemplação enlevada dos diversos cerimoniais da natureza que algo da grandeza divina do Criador penetrará em nossos corações”.

Artigo: Mais uma vez a Princesa

“A princesa fez-se esperar alguns minutos, como que dando tempo ao espírito de suas visitantes para se prepararem para a entrevista”.

Artigo: Há diversidade de dons, mas um só Espírito

“Ante a abundância das manifestações carismáticas entre os fiéis, o Apóstolo Paulo orienta os discípulos a considerar a unidade da Igreja, o 'Corpo de Cristo' ”.

Artigo: “O encontro com a Verdade na vida de S. Agostinho”

(…) Com o passar do tempo, cresceu em sua alma o desejo pela verdade, principalmente ao ler Cícero. Graças aos sacrifícios e orações de sua mãe, converteu-se aos 32 anos de idade, em 386.”

Artigo: Corrimãos da escada da vida

"A lei divina — consolidada nos Dez Mandamentos — mostra ao homem o caminho a seguir para praticar o bem e atingir seu fim. São Tomás se pergunta se, havendo já a lei natural e as leis humanas, é preciso também haver uma lei divina positiva”.

Artigo: Como as almas separadas do corpo conhecem?

“Deus infunde espécies na alma da mesma maneira que o faz com os anjos. A alma tem parte nelas, embora de modo menos elevado. Por meio destas espécies a alma conhece o que lhe convém de maneira direta e intuitiva”.

Artigo: Como é a vontade de Deus? (1ª parte)

“ A vontade de Deus é imutável, pois o Ser Onisciente conhece todas as coisas e não se engana em suas previsões, como nós humanos”.